Pink Diamond

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

De que seu cabelo precisa? Água ou Comida?


Olá meninas tudo certo?

Hoje vim comentar e compartilhar uma materia muito interressante que vi a alguns meses atras,na verdade muitos meses atras em maio no programa bem estar.Vim falar somente agora pois lembrei e achei interressante compartilhar com vocês já que a materia é bem legal.
Ela fala sobre as necessidades que nossos cabelos tem e as faltas de "água e de comida".



Hidratar os cabelos significa literalmente devolver água para os fios. Mas hoje, para tratar madeixas quebradas, é preciso muitas vezes também fazer tratamentos à base de vitaminas, proteínas ou aminoácidos. Isso porque, mais do que água, os cabelos precisam de "comida", ou seja, de uma reconstrução.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Jô Nascimento, fios muito quebradiços são sinal de falta de proteína, enquanto problemas com ressecamento, aspereza e pontas duplas sinalizam pouca água.
 Cerca de 80% do cabelo é formado por queratina, proteína que constitui outras estruturas do corpo, como as unhas e a pele. Sua função é deixar os fios mais fortes e saudáveis.
Os outros 20% são feitos de lipídios (gorduras), água, sais minerais e mais alguns componentes. Eles servem para dar maleabilidade e maciez.
“Reconstruir” os fios, segundo as especialistas, é como recapear uma via asfaltada que apresenta rachaduras ou depressões após sofrer várias agressões no dia a dia, como sol, chuva, vento, cloro, mar, secador, chapinha, poluição e produtos químicos. Os cremes servem como um veículo de nutrientes, e a aplicação pode ser feita uma vez por semana, principalmente se os cabelos estiverem danificados.



Quando uma pessoa usa substâncias que penetram nas camadas mais profundas dos cabelos, a hidratação é mais eficaz e tem maior duração. Se for aplicado algo apenas na camada superficial, o composto sairá logo na primeira lavagem.
Tratamentos com vitaminas A e E, por exemplo, revitalizam a parte externa dos fios, dão equilíbrio hídrico, brilho e diminuem as pontas duplas.

Partes do fio

A primeira camada do cabelo é formada pela cutícula, que retém água e apresenta muita queratina.
Na segunda parte, mais volumosa, está o córtex, feito de cimento intracelular, que faz a ligação das células. Para um cabelo ser considerado saudável, precisa ter o córtex totalmente preenchido, sem oscilações.
Na terceira camada, mais central, fica a medula, que funciona como uma coluna.



Tipos de hidratação
No mercado, há produtos para hidratar os fios e também para recuperar a estrutura deles. Algumas máscaras são de 3 minutos, outras de 15 minutos e outras devem ser usadas por uma noite inteira.
As fibras se regeneram melhor durante a madrugada, quando o corpo está em repouso e libera hormônios que ajudam nesse processo.
Uma boa dica para quando você fizer hidratação é usar uma touca térmica para potencializar os benefícios do produto.



Óleo de argan

É um poderoso hidratante, originário do Marrocos e rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, que nutrem os fios e o couro cabeludo.
Esse óleo alinha as cutículas abertas, tem rápida absorção e evita um aspecto pesado. Pode ser usado sozinho como finalizador, em condicionadores, tratamentos e tinturas.
A melhor maneira de utilizar o produto é diluí-lo em um creme (uma colher de chá de óleo para três colheres de sopa de creme).


 Vinagre, abacate e cenoura
Outra opção para dar mais vida aos cabelos é dissolver vinagre de maçã em água (duas colheres de sopa do produto para um litro de água). A dica é aplicá-lo após o condicionador, no último enxágue do banho.
Para quem gosta de pôr abacate, cenoura e outros alimentos nos cabelos, as especialistas disseram que ingeri-los tem melhor efeito para os fios, as unhas e a pele em geral.
Retirado do site:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/05/cabelo-com-pontas-duplas-precisa-de-agua-e-fio-quebrado-exige-proteina.html
Bom apartir dai já da pra ter uma base de como começar a usar os produtos corretos nos cabelos,sem gastar o dinheiro em produtos que não dão resultado,achei super interressante essa materia por isso resolvi compartilha-la.
 Espero que gostem...

Beijos!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário